top of page
Recent Posts
Follow Us
  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Black Google+ Icon

Esperança na música nacional Parte II


Como prometido aqui vai a segunda parte desse movimento de esperança e otimismo pra musica nacional que não é só Funk, Pagode e Arrochadeiras da vida. Como eu disse: nada contra! Arte é arte. Desde a mais popular até a mais sofisticada. Só mostrando aos pessimistas que existem sim coisas legais saindo no nosso cenário.


Lembrando que as músicas podem ser baixadas clicando nos nomes!



A banda de irmãos, que fisgou a galera no programa global Superstar, já compôs pra Ivete e Pra Jorge e Matheus. Mas não, eles não tocam Axé e nem Sertanejo. Fazem umas músicas com letras otimistas e cheias de mensagens de alegria. Dá vontade de viver e "pedir felicidade". Só de ouvir a felicidade já vem.



Não é bem uma banda. São componentes de várias bandas criando um coletivo musical. O nome do grupo vem da ideia de que são cinco músicos compositores de igual importância, que se revezam nas funções, sem protagonismo, por isso o numeral “5” no nome. O “a seco”, vem do grupo se apresentar sem músicos acompanhantes, com a intenção de que haja uma autossuficiência e uma economia de recursos. As músicas são de uma leveza e poesia que já foram notados por artistas renomados como Pedro Mariano, Maria Gadu e Lenine. Eu devoro os cds desde que conheci. "Policromo" é de estúdio e tem o mais recente que é ao vivo no Ibirapuera! Essa canção foi inclusive regravada por Pedro Mariano.




Cícero Lins, mais conhecido como simplesmente Cícero, tem uma voz e sonoridade bem próxima ao Los Hermanos. Cheguei a confundi-lo com Marcelo Camelo ou Rodrigo Amarante. Só lançou um Cd até agora e vários sons ao vivo. O "Canções do Apartamento" foi bem recebido pela crítica. Essa canção é bem nostálgica principalmente pra quem teve infância bem vivida!



A banda de pós rock, tem uma pegada bem pras rádios, com a diferença que possui letras bem marcantes. Essa canção trata de vários dos pensamentos dos adolescentes mas de uma forma bem menos clichê. Muito boa!




Apanhador Só é uma banda de Rock Alternativo do Sul do país (adoro os "r" puxados dos gaúchos). A sonoridade é sofisticada e as letras são bem maduras. Conheço a banda já tem um tempinho. É uma das apostas.



Cazuza reencarnou! E em um artista pernambucano. John Donovan, conhecido como Johnny Hooker, lembra Cazuza em vários momentos, desde a interpretação expressiva, à voz totalmente própria. Já tem público cativo e alguns prêmios no currículo. O seu disco "Eu vou fazer uma macumba pra te amarrar, maldito" foi bem recebido pela crítica. Deixando as comparações pra lá, o cara tem tudo pra fazer a cabeça de quem gosta de um Rock com pegada de jazz e com uma voz que vai de Cazuza a Ney Matogrosso.



Aqui eu aproveito pra falar de dois dos artistas que prometem nessa nova geração: Tulipa Ruiz com sua voz doce e ao mesmo tempo intensa, e Marcelo Jeneci com a força e a capacidade de cantar o que faz bem. Ambos são paulistas e fazem uma MPB cheia de otimismo e letras marcantes. Jeneci tem em "Felicidade" o seu ponto alto. E Tulipa conseguiu ser observada com "Só sei dançar com você". Os dois juntos, então, que delicia!!!



Móveis Coloniais de Acaju é uma banda brasileira de pop rock e art rock, com influências do indie rock, pós-punk, garage rock, ska e música típica brasileira. E um som genial. Letras muito boas e poéticas. Uma banda pra prestar atenção.




Tiago Iorc começou cantando covers de músicas internacionais e já ai alcançou um público considerável pelo seu talento enquanto músico. No entanto, foi com o disco "Troco Likes" que alcançou notoriedade no cenário. Ele faz musiquinhas pra rádios que grudam na mente (como "Eu amei te ver") até letras mais sofisticadas e poéticas com uma pegada mais brasileira. Um dos meus favoritos da lista!


Teatro Mágico é realmente um teatro. Uma reunião de artes que vão das circenses à dança e interpretação. O grupo musical de Osasco faz um som super respeitado no meio alternativo. Merecem uma atenção especial. Mas vê-los em apresentações ao vivo (ainda não fui mas assisti no Youtube) faz a diferença!

E cá esta a resposta para os pessimistas: DEFINITIVAMENTE EXISTE ESPERANÇA NA MÚSICA NACIONAL. E muita. Eu seria capaz de fazer mais umas três listas e ainda assim não completar a efervescência do cenário atual. Claro que muitas dessas coisas dificilmente estarão nas grandes rádios. Mas pra curioso e garimpeiro de novidades, sempre são encontradas pedras preciosas como essas.


Deixe um coment, concorde, sugira e vamos saborear essas coisas maravilhosas da poesia brasileira atual.



bottom of page